No fim de semana, Mostra de Dança de MT promove encontro entre o erudito e o popular

29/09/2022

Grupos e bailarinos vindos de várias regiões de MT mostram produção cultural do Estado no palco do Cine Teatro Cuiabá

 

Projeto dos mais importantes do calendário cultural do Estado, a Mostra de Dança de Mato Grosso chega à 15ª edição como vitrine das mais diversas expressões. Ao tempo em que celebra o repertório clássico erudito, reverencia as origens da cultura popular de Mato Grosso.

 

Tricampeão mundial de dança folclórica, o Flor Ribeirinha abre a programação nesta sexta-feira (30), no Cine Teatro Cuiabá. A partir das 20h, o grupo criado pela mestra da cultura popular, Domingas Leonor, encena “Dançando o Brasil”, com direção geral de Avinner Augusto Brandão.

 

No dia seguinte, a programação tem início mais cedo, às 17h, com apresentação do “Ballet Suíte – La fille mal Gardée”, adaptado pelos coreógrafos Maria Hercília Panosso (MT), André Malosá (SP) e Ana Carolina Pereira (MT). A música é de Ferdinand Herold.

 

A peça cômica fala sobre o desejo de uma viúva, Simone, de casar sua filha Lise com Alain, nada atraente, mas muito rico, filho de Thomas, dono de um vinhedo. Mas as expectativas de Simone são abaladas porque Lise está apaixonada pelo camponês Colas.

 

Já às 20h, o palco do Cine Teatro é agitado por diversas atrações de grupos e bailarinos de Mato Grosso e outras regiões do Brasil. O Dreams  Ballet,  da capital mato-grossense abre a programação, seguido por alunos da Escola de Dança Olibano. Logo é a vez dos bailarinos do Ópera Ballet e do grupo de dança popular, Flor de Atalaia.

 

O La Belle Ballet e a Escola de Dança e Arte Alessandra Carvalho representam Rondonópolis na mostra, enquanto que a Cia de Arte Flor de Menina leva ao palco do Cine Teatro Cuiabá, bailarinos de Campo Novo do Parecis. Tem ainda Emily Brito, por Primavera do Leste e ADR Crew Family, de Sorriso.

 

Viajando um pouco mais, o Estúdio de Dança Corpo em Movimento representa a Amazônia mato-grossense, percorrendo um longo caminho para se apresentar em Cuiabá. Ou seja, grande oportunidade para conferir o que prepararam para a 15ª edição da Mostra de Dança de Mato Grosso. Para fechar a noite, tem Malosá Studio de Dança, direto de São Paulo.

 

Por fim, no terceiro dia, domingo (02.10) quem perdeu o “Ballet Suíte – La fille mal Gardée” terá nova chance, pois o espetáculo será reencenado às 20 horas.

 

Vale ressaltar, para ampliar a abrangência da ação e dar oportunidades a quem está em outras regiões de Mato Grosso e do país, os espetáculos serão exibidos no canal da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) no YouTube.

 

Formação

 

Desde a primeira edição, a Mostra de Dança de Mato Grosso vem desenvolvendo um trabalho singular na formação de plateia e de artistas da dança de Mato Grosso. Além das apresentações, são realizadas oficinas pelos artistas convidados.

 

No dia 30, por exemplo, ocorrem cursos gratuitos para estudantes e bailarinos a partir de 12 anos de idade. Os monitores são do Malosá Stúdide Dança de São Paulo: Alexsandro Lima, Diego Siqueira e Stéphanie Caldarella, que também se apresentam no palco da Mostra de Dança.

 

Uma das idealizadoras do evento, Maria Hercília Panosso, diz que além de valorizar e difundir a identidade cultural de Mato Grosso, inserindo o Estado no circuito de grandes eventos da arte da dança, “o intercâmbio entre artistas, além de reciclar e fortalecer a cadeia produtiva, por vezes, estimula a formação de parcerias e de novos projetos”.

 

A seu lado em todas as edições, outro idealizador da mostra, Kelson Panosso, destaca que muitas pessoas tiveram um despertar, assistindo às mostras. “É a partir dessa vitrine que muitas crianças e jovens passam a se interessar pela arte da dança e então, muitos profissionais nascem aí”.

 

Ambos destacam ainda que o evento também sensibiliza gestores para a importância de mais investimentos na cadeia produtiva da cultura. “Além disso, do quanto é necessária à qualificação e a devida regulamentação”, pondera Kelson.

 

Em se tratando disto, nesta oportunidade apresentam-se pela primeira vez as alunas do - “Dança – Uma Oportunidade de Aprendizado”. O projeto a principio foi incentivado pela Secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Edital De Seleção Pública No.05/2020/Secel/MT – MT Nascentes – Lei Aldir Blanc, sendo mantido pela Cidarta até os dias de hoje.

 

Por fim, Maria Hercília comemora que desde o lançamento, a mostra é palco de artistas de diversas origens. “Desde o início tem sido palco de renomados artistas, inclusive, de nível internacional. Nossos artistas também exibem a qualidade da produção mato-grossense”.

 

A Mostra de Dança de Mato Grosso é uma realização da CIDARTA – Companhia das Artes e Associados (Associação de direito privado, sem fins lucrativos), reconhecida de utilidade pública municipal, responsável por importantes projetos e recebe incentivo do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

 

Conta com o apoio cultural do Goiabeiras Shopping e do Cine Teatro Cuiabá.

 

SERVIÇO:

XV MOSTRA DE DANÇA DE MATO GROSSO

Dias 30/09 e 1º e 2 de outubro No Cine Teatro Cuiabá

Ingressos: Palco Cultural Goiabeiras Shopping | 1º piso | Sala 266 Informações: 65 3322-2426, 99943-7748

@cidartaoficial, @goiabeirasshopping

assessoria

YouTube

Acessar WhatsApp Web