MT Escola de Teatro e Cia Cena Onze são destaque no Festival Satyrianas em São Paulo

15/11/2022

 
Nossa Senhora do Pantanal comoveu o público presente com uma bela  homenagem ao Pantanal Mato-grossense
 
Com 8 apresentações nas categorias performance e teatro, a MT Escola e a Cia Cena Onze se destacaram e receberam elogios durante o 23º Festival Satyrianas, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro de 2022, em São Paulo, e reuniu diversas apresentações e experimentações cênicas na Praça Roosevelt e arredores, somando mais de 400 projetos, reunindo grandes nomes dos palcos e movimentando a região central da capital paulista com muita arte.
 
Cerca de 90 estudantes de Mato Grosso participaram do Festival como parte das atividades extracurriculares da MT Escola de Teatro e Cia Cena Onze, sendo que 42 deles tiveram seus trabalhos aprovados e se apresentaram na capital paulista para um público estimado de 500 pessoas.
 
Emocionando o público, Nossa Senhora do Pantanal, peça performativa, escrita e dirigida pelo diretor artístico da MT Escola de Teatro Flávio Ferreira, e encenação do grupo Cena Onze, é um grito de socorro. "E, ao mesmo tempo, uma mensagem que leva a reflexão do que já foi o Pantanal e da importância da sua preservação, para o equilíbrio do planeta", destaca Flávio.
 
A performance conta com a trilha sonora do compositor Abel Dy Anjos, executada pelos músicos Márcio Borges e Paulo Fábio, representada belamente pelas atrizes Cleo Oliveira, Macla Taques, Luana Dantas e Nadiny Costa, com seus figurinos terrosos criados por Jane Klitzke, sob a produção de Ronaldo José, Agda Goes e Flávia Taques, com o design de Marcondes Araújo.
 
Além de Nossa Senhora do Pantanal, outra performance de sucesso foi Horário Comercial, com concepção e performance de Péricles Anarckos. Inspirada no livro "A Vida Não é Útil", de Ailton Krenak, fazendo indagações como: o que é o nosso trabalho? A que se destina? É importante para quê? Como nos sentimos em relação à carga horária que dedicamos de nosso tempo de vida para realizá-lo? 
 
Com texto de Wender Patrick, direção de Rodrigo Zaiden, produção de Kamily Amorim e iluminação de Marcos Roberto, Labirinto de Espelhos foi uma das performances aplaudidas, trazendo temas como corpo, autoestima e aceitação. 
 
 
 
Alunos de Mato Grosso também apresentaram as peças de teatro:
 
Aconteceu em Artéria - Texto de Fernanda Araújo, que conta a história da terra onde a arte pulsa e um duelo é deflagrado entre três artistas de rua e um guarda municipal, que possui um segredo capaz de revelar o motivo para tanta repressão. Direção de Rosália Dias, Amarílis França, Fernanda Araújo, Helouise Fransolin, Júlia Rocha, Márcio Campos, Marta Luiza Santos, Rodrigo Marques e Roger Neves no elenco, Kamily Amorim e Regina Queiroz na produção, Tamii no figurino, Vitor Falcão na iluminação e Livia Freire na sonoplastia.
 
Sinuca de Bico - A peça conta a vida de Fulana, uma jovem adulta, sonhadora e produtiva, que se vê mergulhada em preocupações e sentimentos que a paralisam por conta da depressão e a ansiedade que se personificam e tomam conta dos seus pensamentos. Texto de Yasmin Moreira, com Rodrigo Zaiden na direção, Aline Fauth, Andressa Costa Libio e Mariana Neves no elenco, Kamily Amorim e Yasmin Moreira na produção, Tamii na cenografia, Vitor Sonoda Falcão na iluminação e Lívia Freire de Almeida na sonoplastia.
 
Fragmentos 4:48 - Trazendo à tona o delicado tema que é a dança entre a vida e a morte, onde Símbolos e arquétipos se misturam a uma livre adaptação do texto “Psicose 4:48” de Sarah Kayne. O texto é uma adaptação da obra de Sarah Kayne por Aluísio Azevedo e Rodrigo Zaiden, com Rodrigo Zaiden na direção, Cléo Oliveira, Fernanda, Prado, Jéssica Souza, Keveny Kessia, Maré, Mariana Neves, Pacha Ana, Hudson Ferreira e Wender Patrick no elenco, Ebun Bejide na produção, Cajú, Lucas Goma e Lívia Freire na sonoplastia.
 
Suja - Uma resposta ao desesperado estado de limpeza que nós, embucetadas, somos alocadas, surge a necessidade de sangrar. Com texto de Maré e direção de Maré e Tami Gondo, Maré no elenco, Ebun Bejide na produção, Tami Gondo na cenografia, Tami Gondo, no figurino, Vitor Falcão na iluminação e Juliane Grisolia na música cênica. 
 
A Valsa Nº 6 - Uma história de Nelson Rodrigues que retrata o delírio de uma jovem chamada Sônia que foi assassinada pelo amante, o médico Dr. Junqueira. O texto é uma adaptação coletiva feita a partir da obra de Nelson Rodrigues. Com Larah Mell na direção, Larah Mell, Nathalia Castro e Paulo Ricardo Souza no elenco e sonoplastia de Sofia Mell.
 
Sobre a MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá firmada entre Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel-MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e com a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Assessoria

YouTube

Acessar WhatsApp Web