Mais de 2 mil pessoas prestigiam Festival Satyrianas em MT

09/12/2021

Em MT, o evento foi uma parceria da Cia Cena Onze e MT Escola de Teatro com os Satyros de SP

Na última semana mais de 2 mil pessoas prestigiaram o Festival Satyrianas, de forma presencial e online, que transformou Mato Grosso uma das sedes da cultura nacional, em 3 dias de apresentações dos mais diversos segmentos das artes, contabilizando 37 eventos que aconteceram em Cuiabá e Cáceres, arrecadando uma média de R$10.000 reais, mesmo funcionando na modalidade ‘pague quanto puder’. A primeira edição da Satyrianas em MT é uma parceria da Cia Cena Onze de Teatro, MT Escola de Teatro e Cia de Teatro Os Satyros.

Segundo a Coordenadora Geral do Festival, Flávia Taques, a realização de um evento como este só vem para fortalecer ainda mais o cenário cultural do Estado. “Essa foi a oportunidade de divulgar o potencial dos artistas mato-grossense para o mundo, em um intercâmbio cultural que reuniu pessoas de diversos segmentos e locais, possibilitando uma rica troca de conhecimento”, afirma a coordenadora.

Para o ator e diretor, Eduardo Butakka, que apresentou a peça “Eu Nunca lhe Apareci de Branco”, o tradicional festival, que teve Mato Grosso como uma das sedes, chegou em um momento muito simbólico, que é o pós-pandemia, trazendo uma luz e uma lufada de esperança de que a cena está viva e pode muito mais.

“Esse intercâmbio promovido pelo Satyrianas, com artistas de fora, os daqui e os novos artistas é muito importante essa troca. Eu vi muita gente na programação que está com projeto experimental, que tá começando, eles precisam desse espaço. Então, acho que esse é o maior mérito do festival para o artista, pois agrega de todas as formas, como um palco, como um contato com outros públicos e outras peças, outros trabalhos, outros artistas. É uma grande comemoração, uma grande festa, como o próprio nome já diz. É um festival com ode às artes”, destaca ele.

Já a escritora e poetisa Luciene Carvalho, descreve o festival como uma experiência inimaginada, uma dose concentrada de vivência teatral para quem estuda Teatro na MT Escola de Teatro, um derramamento na cidade de Artes Cênicas. “E isso foi a criação de uma grande vitrine cultural para a produção havida na cidade - efervescência artística. Para o artista foi possível experimentar e mostrar o experimento, foi imergir numa outra realidade de produção e absorção de Arte num ritmo nunca havido em Mato Grosso, levando em conta que o Festival Satyrianas aportou em Cuiabá e em Cáceres. Um novo marco foi criado aqui após a realização desse festival”, descreve.

“Para nós, da cultura hip hop, da cultura urbana, das batalhas de MC’s, o festival foi e está sendo muito importante para a oportunizar essa visibilidade que a gente precisa, nos dando acesso a um espaço importante e fundamental para a cultura do nosso estado, que é o Cine Teatro Cuiabá. Então o festival oportunizou essa vinda para um espaço nobre e que quase sempre foi há algum tempo elitizado e seleto, para a cultura e para os frequentadores, mas agora, a partir dessa administração tem aberto as oportunidades para que a cultura, em todos os seus segmentos, em todas as suas especificidades, possam estar acessando esse espaço tão importante”, afirmou DJ Taba.

Ele acrescentou que, “por último, quero destacar que a característica que chamou muita atenção no festival, acho importantíssimo, foi a diversidade. Uma série de eventos acontecendo e essas atividades interagindo umas com as outras. Uma série de artistas juntos, se conhecendo, promovendo o intercâmbio cultural. Isso também é algo que se deve destacar, por que é algo que impactou a nossa participação. A possibilidade de a gente encontrar com outros artistas de diferentes segmentos, a prestigiar esses segmentos e eles também nos prestigiarem. Acho que essa conexão, é uma característica muito importante que também se destaca no festival”, observa. 

O ator Hudson Ferreira, que apresentou a peça, O Poder De Paul Hen, acredita que participar do Satyrianas foi a realização de um sonho. “Pois é o maior evento cultural do Brasil e um dos maiores da América Latina. Ele agrega para o artista no sentido de trazer mais maturidade diante da correria e das dificuldades que existem para poder fazer um espetáculo acontecer dentro desse festival, traz mais experiência, traz mais visibilidade e traz um diferencial para o currículo”, conta.

O Satyrianas acontece há muitos anos em São Paulo, Capital. Desde 2017, com a criação da MT Escola de Teatro, em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, Secel-MT, Unemat e Adaap, os alunos e artistas de Mato Grosso se apresentam nas Satyrianas, presencialmente.

Em suas últimas edições, o festival contou com a participação de mais de 5 mil artistas, em média anual, ofereceu 600 atrações e atingiu um público de cerca de 50 mil espectadores. Com ingressos pague quanto puder o público pode retirar o ingresso gratuitamente ou pagar qualquer quantia para cada artista, sendo a opção totalmente livre.

Cuiabá e Cáceres, polos alinhados, contaram com a parceria da Associação Cultural Cena Onze, MT Escola de Teatro e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Cia de Teatro Os Satyros e a Associação dos Artistas Amigos da Praça de São Paulo (Adaap). A Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel-MT) também atuou como apoiadora do evento.

 

YOD Comunica??o

YouTube

Acessar WhatsApp Web