Ficção com o poeta Pablo Neruda como personagem é atração do Cine Teatro nesta 4ª

27/08/2018

A adaptação homônima da obra literária “O Carteiro e o Poeta” para os cinemas, dona melhor trilha sonora original e de mais quatro indicações ao Óscar 1996, apresenta, nesta quarta-feira (29), uma história de amizade entre um dos mais renomados poetas latino-americanos Pablo Neruda e um humilde carteiro, no Cine Teatro Cuiabá. A sessão tem início às 19h30 e ingressos a R$ 4 e R$ 2 (meia entrada), adquiridos na bilheteria do local.

“O Carteiro e o Poeta” tem direção do cineasta inglês Michael Radford, atuação de Philippe Noiret e Massimo Troisi e como pano de fundo, a efervescência política do Chile na virada das décadas de 1960 e 1970. No filme lançado em 1994, o personagem Mario Jiménez passa a ter Neruda como seu conselheiro na busca por conquistar o coração de sua amada Beatriz.

​“Pablo Neruda passa a viver em uma pequena ilha italiana e há tanta correspondência endereçada ao escritor que Mario, até então desempregado, é contratado como carteiro. Seu trabalho é simples: entregar as inúmeras cartas que chegam para Neruda. Aos poucos, Mario se torna um estudante do poeta e usa a arte da poesia para impressionar uma garçonete”, diz a sinopse.

A exibição do filme integra ao projeto da UFMT “Ver o livro, ler o filme” que apresenta adaptações de obras literárias seguidas de debates com mediadores que pretendem incentivar a leitura crítica, tanto dos filmes quanto dos livros que lhes serviram de base. Os interessados em obter certificados de participação como ouvintes deverão assinar a lista de presença disponível no local.

O livro

O encontro entre Mário e Neruda foi inicialmente promovido na literatura pelo escritor Antonio Skármeta, que começou a conceber “O Carteiro e o Poeta” quando enviado pelo jornal em que trabalhava à Ilha Negra, refúgio de Neruda, no final dos anos 1960. Aproveitando o isolamento na ilha para escrever seu primeiro livro, Skármeta passou a rodear a casa, os vizinhos e amigos de seu personagem até encontrar a história, que levou 14 anos para ser escrita.

https://olivre.com.br/cine-teatro-exibe-classico-de-almodovar-sobre-pedofilia-no-clero-nesta-terca-feira/

YouTube

Acessar WhatsApp Web