Cine Teatro Cuiabá completa 80 anos de existência neste mês e ganha exposição em homenagem

18/05/2022

 
Construído em 1942, o CTC se insere no processo de modernização urbana da região central da Capital
 
Com arquitetura art déco, o imponente Cine Teatro Cuiabá reunia, no dia 23 de maio de 1942, a sociedade cuiabana para presenciar a inauguração do mais novo centro de atividades culturais e artísticas da capital, que continua registrando na memória de seus visitantes as mais diversas emoções. Na busca por ressaltar um pouco das histórias e da atmosfera desses 80 anos, o CTC recebe a exposição “O que há entre 8 e 80? Cine Teatro 80 anos”, no dia 24 de maio, às 18h30.
 
A exposição é uma iniciativa da Associação Cultural Cena Onze, que considera esse equipamento histórico como uma possibilidade de continuar propagando as expressões culturais cuiabanas para as novas gerações. E para celebrar e honrar a data, será apresentada a exposição, que tem curadoria e expografia de Sol Ferreira e Douglas Peron e propõe uma narrativa conceitual, com a participação de 8 artistas que contribuem para a reflexão de uma história já pertencente ao futuro.
 
Disponível para visitação até o início do mês de julho, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, gratuitamente, a exposição conta com a proposta estética da artista Tamii para a identidade visual e de grandes nomes da cultura regional: Ana Frigeri, Sol Ferreira, Renato Medeiros, GORA, Alice Lucas, Caio Ribeiro, Aghata Blue e Diogum. 
 
Expondo a parte triste de sua história, o CTC ficou fechado de 1996 a 2009, quando a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) e o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) assumiram a administração do local. Atualmente o Cine Teatro está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a SEC, em maio de 2016. 
 
Além de exibir mostras de cinema, espetáculos de teatro, dança, música entre outros, o Cine Teatro Cuiabá é sede da MT Escola de Teatro, um centro de formação das artes de palco. Os cursos são realizados em uma parceria entre a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que é referência na América do Sul, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Associação Cultural Cena Onze e Governo do Estado de Mato Grosso.
 
Ainda na agenda do dia 24, acontece a homenagem a Aníbal Alencastro como Mestre da Cultura mato-grossense, com lançamento do documentário dirigido por Diego Baraldi no contexto de projeto contemplado no Edital Marília Beatriz de Figueiredo Leite (Lei Aldir Blanc em MT/SECEL/Governo Federal). A noite contará também com exposição de automóveis do Clube do Carro Antigo de Cuiabá e performance musical do pianista Arthur Scharneski. 
 
Serviço
O que: Celebração do aniversário de 80 anos do Cine Teatro Cuiabá
Onde: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro de Cuiabá.
Telefone: (65) 2129-2848. Email: contato@cineteatrocuiaba.org.br
Mais informações: Site do Cine Teatro Cuiabá - 
http://cineteatrocuiaba.org.br/programacao

Assessoria

YouTube

Acessar WhatsApp Web