Celebração dupla marca início do ano da MT Escola de Teatro

27/01/2023

Em Cuiabá Mostra de Cenas chega à 12ª edição e, em Cáceres, acontece a 1ª Mostra

 
A MT Escola de Teatro e Unemat têm duplo motivo para comemorar, já que no dia 1º de fevereiro, quarta-feira, os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Teatro, da MT Escola de Teatro, apresentam a 12ª Mostra de Cenas, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. E no dia 3, às 20h, será a vez da 1ª Mostra da I Turma/2022 de Cáceres, às 20h, no Centro de Eventos - Maria Shofia Leite - SEMTC.

No evento, serão apresentadas pequenas peças que foram desenvolvidas nas aulas de graduação das sete ênfases artísticas que fazem parte do curso: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural.

Ao final de cada módulo, os estudantes apresentam os resultados das aulas, das vivências e das pesquisas artísticas durante o semestre. "Estamos celebrando duplamente e, em ambos os casos, três núcleos de estudantes farão apresentações de suas peças, com duração de até 30 minutos cada. Em Cuiabá, o tema de pesquisa deste semestre foi Juventude anos 1980 e 2020, com foco nas realidades vividas, paralelamente, entre os jovens de ambas as épocas", explica o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

O evento tem a participação de alunos, professores e convidados e uma expectativa de receber um público de 400 pessoas. Os ingressos são gratuitos. Como sugestão, as pessoas podem contribuir com a campanha de arrecadação de alimento para montagem de cestas básicas, feita pelos alunos. Em Cáceres também haverá o ingresso solidário (ofertado de acordo com as possibilidades de cada um).

Para a estudante de ênfase em atuação, Amarílis França, se apresentar na 12ª Mostra de Cenas é atingir mais um degrau dentro do curso e em suas experiências enquanto atriz. "A sensação é de satisfação e felicidade pela conquista de mais uma etapa sendo concluída", revela. Ela complementa explicando que todo o processo para chegar até as peças apresentadas envolve três experimentos dentro do módulo, em processos bastante trabalhosos, "que engloba muitas pesquisas, testes, diálogo, conflitos e, sem dúvida alguma, amadurecimento, pessoal e profissional", comenta ela.

Em Cáceres, as cadeiras estarão reservadas às autoridades, idosos e pessoas com deficiência. Portando, é solicitado aos jovens que levem almofadas ou esteiras para ocuparem os espaços disponíveis à plateia e colorir todo o evento.

O Curso Superior de Tecnologia em Teatro oferecido pela MT Escola de Teatro é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Associação Cultural Cena Onze.

Confira os espetáculos a serem apresentados:

Cuiabá:
NÚCLEO 1 - Juventude, um mito.
NÚCLEO 2 - Quem São Vocês?
NÚCLEO 3 - Barbárie - Um mar de ilusões

Cáceres:
NÚCLEO 1 - A Entrega
NÚCLEO 2 - Estações
NÚCLEO 3 – Rogai por nós

Serviço:
12ª Mostra de Cenas MT Escola de Teatro em Cuiabá e 1ª Mostra de Cenas MT Escola de Teatro em Cáceres
Datas: 1º de fevereiro, às 19h, em Cuiabá, e  dia 3 de fevereiro, às 20h,  em Cáceres
Locais: Cine Teatro Cuiabá e Centro de Eventos - Maria Shofia Leite – SEMTC de Cáceres
Sugestão de contribuição: alimento não perecível
Classificação etária: 16 anos
Mais informações: (65) 9 9339-8570
Informações: @mtescoladeteatro_

YouTube

Acessar WhatsApp Web