75 anos Cine Teatro Cuiabá

23/05/2017

No dia 23 de maio o Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos de história e, para celebrar a data, volta a exibir o mesmo filme apresentado no dia da sua inauguração, em 23 de maio de 1942. O longa-metragem "A noiva caiu do céu", de William Keighley, faz parte do Ciclo 75 Anos do Cine Teatro Cuiabá, que consiste em apresentar à sociedade sete filmes que estiveram em cartaz no teatro nas décadas de 40 a 70. O Ciclo, que integra a série Encontros com Cinema, começou no dia 16 com Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, e tem curadoria de Diego Baraldi e Ana Maria Souza. A sessão será às 18h30.

Além da projeção do filme haverá a participação especial do pianista Arthur Scharneski, que tocará temas musicais de cinema, e do historiador e escritor cuiabano Aníbal Alencastro, antigo projecionista dos cinemas de Cuiabá, que contará a trajetória do Cine Teatro. O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão pela Associação Cultural Cena Onze.

O nome do primeiro filme que seria exibido pelo CTC na noite de inauguração foi mistério durante meses e a espera pela grande noite foi motivo de orgulho por parte da população. Isso porque a obra cinematográfica seria lançada em Cuiabá antes mesmo de ser exibida em outras cidades brasileiras. A construção do Cine Teatro foi, por si só, um grande acontecimento e o prédio, quando concluído, foi considerado moderno e luxuoso para os padrões da época.

A noiva caiu do céu é protagonizado pela diva Bette Davis no papel de Joan Winfield, uma jovem milionária e impetuosa que se envolve com um músico a contragosto do pai que contrata um homem chamado Steve Collins (James Cagney) para que a sequestre, recebendo em troca seu peso em dinheiro, impedindo assim o casamento. O avião com a dupla cai numa cidade quase abandonada e eles acabam se apaixonando.

GALERIA DE FOTOS