Relatos de trabalhadoras rurais de MT se transformam em peça neste final de semana

21/09/2018

O espetáculo ‘Mulheres da Terra’, da Cia Cena Onze de Teatro, volta ao Cine Teatro de Cuiabá neste e no próximo final de semana. A peça é resultado da adaptação feita por Flávio Ferreira, Heloise Godoy e Gustavo Teixeira do livro "Dez mulheres, muitas vidas", da jornalista Scheilla Gumes e do fotógrafo Andenor Gondim.

A companhia viajou pelo interior de Mato Grosso e conheceu o olhar feminino nas comunidades rurais, de mulheres generosas e fortes que sobrevivem em um ambiente dominado pelo agronegócio.

 
A jornalista Scheilla Gumes e o fotógrafo Adenor Gondim viajaram por comunidades rurais de Mato Grosso, em busca de histórias de mulheres comprometias com a luta em defesa da terra e pela busca da justiça social. O diretor Flávio Ferreira, por sua vez, se encantou com os relatos.
 
"Procuramos a Scheilla e o Adenor, que, generosamente, nos autorizaram a adaptar esse belíssimo trabalho literário para o teatro. Assim nasceu o espetáculo Mulheres da Terra. Viajamos com o elenco e conhecemos pessoalmente algumas das mulheres. Foram encontros maravilhosos! São mulheres generosas, fortes, admiráveis", conta o diretor.
 
A peça é encenada em teatro de arena, em um palco circular coberto por terra e com impactante trilha sonora ao vivo. ‘Mulheres da Terra’ conta sobrea  vida de Bete, Vera, Miguelina, Ivani, Germanba, Leonora, Dorcina, Raimunda, Maria Ivanildes, Lindaura, Camila e Aline. “O espetáculo aproxima o público de lutas justas, histórias inesquecíveis e muitas vezes assustadoras", acrescenta Flávio.
 
Neste ano, o espetáculo participa da 19ª edição do ‘Festival Satyrianas’, que acontece de 11 a 14 de outubro, em São Paulo. O Festival tem como tema "Satyrianas do amor – Sem medo do clichê", e celebra a volta de atividades ao ar livre na praça Roosevelt. Os espaços culturais do entorno terão apresentações de teatro, dança e música, exibição de filmes e performances em 72 horas ininterruptas de programação gratuita.
  
Serviço
 

Espetáculo Mulheres da Terra
Onde: Cine Teatro Cuiabá (Espaço Anderson Flores)
Quando: às 19h30, todas às sextas-feiras e aos sábados, dias 21, 22 e 28 e 29 de setembro.
Informações: (65) 2129-3848 / 99227-6215

http://www.olharconceito.com.br/noticias/exibir.asp?id=16161¬icia=relatos-de-trabalhadoras-rurais-de-mt-se-transformam-em-peca-neste-final-de-semana

YouTube

Acessar WhatsApp Web