MT Escola de Teatro inicia aula neste sábado

26/05/2017

As aulas da MT Escola de Teatro devem começar no próximo sábado (4), às 8h no cine Teatro Cuiabá. A aula inaugural da Escola será especial e marcará o início de um novo capítulo na história do Teatro em Mato Grosso.

A primeira aula para candidatos aprovados para os sete cursos regulares da MT Escola de Teatro foi inspirada da própria origem do teatro, que está vinculada aos rituais e encontros entre pessoas.

“Receberemos essa primeira turma da MT Escola de Teatro com um ritual que fará um brinde a Dionísio, o deus do teatro. É um momento em que chamamos a atenção para questões ligadas ao ofício do artista da cena”, explica Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).

Além do ritual do pão, especialistas de Mato Grosso, e também de outras partes do Brasil, irão compor uma mesa para apresentar e debater as bases do projeto, além de abordar estratégias de descentralização da produção artística mato-grossense.

“Os novos profissionais passarão dois anos na Escola, em um processo intenso de formação”, comenta Joaquim. A Adaap administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

A MT Escola de Teatro oferecerá, no total, mais de mil vagas, considerando os cursos de curta de duração, chamados de cursos de extensão, e os cursos de longa duração voltados a pessoas que têm o objetivo de se profissionalizar.

“Os alunos selecionados terão acesso ao que existe de melhor, no Brasil e exterior. Não é exagero, já que a MT Escola utilizará uma metodologia de ensino que vem sendo adotada por algumas das principais universidades do mundo e terá, como docentes, profissionais de reconhecido destaque. Alem de atores e diretores, a Escola também terá como foco a formação de técnicos, com o objetivo de prepará-los e inseri-los no mercado de trabalho”, ressalta o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

O processo seletivo da MT Escola de Teatro recebeu um total de 660 inscrições e foi realizado em dois momentos distintos. No primeiro, os candidatos passaram por entrevistas presenciais. No segundo momento, os 112 candidatos aprovados participaram do Seminário de Apresentação e compareceram aos Ateliês de Criação, fase classificatória e eliminatória.

Foram ofertadas, no total, 55 vagas para os seguintes cursos: atuação (20), cenografia e figurino (05), direção (05), dramaturgia (05), iluminação (05), sonoplastia (05) e produção cultural (05). As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos finais de semana, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana.

Espetáculo

Após um dia intenso de atividades e conversas entre aprendizes, professores e classe artística será encenada, também no sábado (04), às 20h, a peça Prego na Testa, com o ator Hugo Possolo, fundador do grupo Parlapatões, de São Paulo.
Hugo interpreta sete personagens extravagantes, carregados de um humor desconcertante que leva à reflexão. Desdobrando-se em várias figuras, o ator dá vida a tipos de pessoas que estão em qualquer metrópole, criando enorme empatia com o público.

A apresentação será aberta a comunidade. A entrada são dois quilos de alimentos por pessoa que devem ser entregues na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá.

http://www.rdmonline.com.br/2017/03/01/mt-escola-de-teatro-inicia-aula-neste-sabado-04/

YouTube

Acessar WhatsApp Web