MT Escola de Teatro inaugura pólo em Sorriso e inicia expansão pelo interior do Estado

04/09/2017

A Prefeitura Municipal de Sorriso se uniu ao Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e a MT Escola de Teatro, para sediar o primeiro pólo da instituição no interior do estado. O lançamento oficial será em 4 de setembro, às 19h, no Auditório da Câmara de Vereadores do município.

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da SEC-MT, em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP). Na Capital, ela funciona dentro do Cine Teatro Cuiabá.

Para o secretário Leandro Carvalho, o investimento em formação de forma descentralizada é fundamental para ampliar as oportunidade de trabalho e renda no setor. "Além das áreas estritamente artísticas, a metodologia ofertada pela Escola possibilidade que haja imediata absorção dos aprendizes pelo mercado de trabalho". 

O projeto visa oferecer cursos de extensão profissionalizante em artes cênicas para os moradores da região do médio norte de Mato Grosso nas áreas de atuação, direção, sonoplastia, iluminação, figurino, maquiagem e cenografia.

"Nós todos do projeto estamos muito felizes e acreditamos que essa iniciativa possa alavancar e propagar a cultura teatral no interior do Estado de Mato Mato Grosso", comenta Rodolfo Garcia, coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro.

"Nesse primeiro momento, queremos capacitar pessoas que já trabalham com o teatro na região de Sorriso. Profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso ministrarão as aulas. No final do semestre, montaremos um experimento cênico, que encerrará os cursos", explica Flávio Ferreira, diretor da Associação Cultural Cena Onze.

O objetivo é fomentar o trabalho do teatro já existente por meio da capacitação profissional. A MT Escola de Teatro tem como meta a interiorização, desta forma já realizou cursos de extensão nos municípios de Alta Floresta, Campo Novo dos Parecis e Primavera do Leste. A cidade de Sorriso terá o primeiro Núcleo da instituição com cursos permanentes de longa duração. A meta é que mais três sejam implantados no estado até o final de 2018.

“A MT Escola de Teatro não formará apenas atores, mas também potencializará a estruturação de mão de obra técnica para Sorriso e região, como figurinistas, sonoplastas, iluminadores e tantos outros profissionais que atuam em áreas ligadas ao turismo de eventos, incluindo rede hoteleira e centros de eventos”, destaca o prefeito Ari Lafin.

Para a diretora do Departamento de Cultura do município, Luana Castro, o município está sempre alinhado às ações de fomento cultural promovidas pelo Governo do Estado e esta é uma oportunidade de profissionalização para artistas de toda a região. “O objetivo principal da Escola é formar melhores cidadãos para o mundo, acadêmica e socialmente preparados para a construção de um futuro melhor”, destaca.

A abertura oficial do pólo contará com a presença de Lafin; da secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler; do secretário Estadual de Cultura, Leandro Carvalho; do diretor da Associação Cultural Cena Onze - Flávio Ferreira do representante dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP) - Rodolfo Garcia e vereadores da cidade de Sorriso.

Os cursos serão promovidos sempre aos sábados e domingos, das 8h às 17h, de 9 de setembro a 03 de dezembro de 2017, no auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi. As inscrições para o curso de atuação já estão abertas e podem ser feitas no portal da MT Escola de Teatro ou no Departamento de Cultura, que funciona no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Assessoria | SEC-MT

YouTube

Acessar WhatsApp Web