Cursos de formação ofertados terão certificação de ensino superior pela Unemat

18/12/2017

Os cursos ofertados pela MT Escola de Teatro terão certificação de ensino superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e a instituição de ensino foi oficializada na noite desta quarta-feira (13.12), no Cine Teatro Cuiabá, durante apresentação dos resultados deste primeiro ano de trabalho da escola na Mostra de Cenas.

“Os aprendizes dos sete cursos da MT Escola de Teatro sairão com diploma de tecnólogo e aptos a ingressar no mestrado, se assim quiserem. Com mais um ano de formação, terão o diploma de licenciatura, podendo inclusive dar aulas”, explicou o secretário de Cultura, Leandro Carvalho. “Há um ano estávamos lançando a pedra fundamental da MT Escola de Teatro e hoje já estamos assistindo o resultado de um trabalho sobre o qual aprendizes e professores se debruçaram, com muita garra e energia, ao longo de todo esse ano. Nesse período, inclusive, a escola expandiu, abrindo um pólo em Sorriso e atendendo uma demanda daquela região”, observou.

A MT Escola de Teatro oferta sete cursos – atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural – voltados à comunidade em geral. O sistema pedagógico utilizado é desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América latina.

A criação da escola é parte integrante das ações do Cine Teatro e foi incluída pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no último edital de gestão compartilhada do espaço onde foi selecionada a Associação Cultural Cena Onze. 

“Além de um espaço de difusão, com o funcionamento do palco, pensamos que no Cine Teatro Cuiabá também deveria funcionar como um elemento de formação, pois era um local nobre com um espaço subaproveitado. A gestão está com a Associação Cultural Cena Onze e a formação é representada pela SP Escola de Teatro”, acrescentou o secretário.

Para Ivam Cabral, diretor da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), entidade que gere a SP Escola de Teatro, a integração da MT Escola de Teatro ao campus da Unemat representa a consolidação e o reconhecimento de um trabalho sério e consistente.

“Esse é também um momento histórico porque a MT Escola de Teatro é um sonho antigo da classe artística e fruto de um esforço coletivo. A presença da Unemat nesse projeto é muito positiva para a consolidação da escola e do trabalho que vem sendo desenvolvido em Mato Grosso”, disse Flavio Ferreira, diretor do Cena Onze.

A reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, também ressaltou a importância da parceria com a SEC-MT nessa área de formação. 

 

SEC-MT

YouTube

Acessar WhatsApp Web