Cine Teatro oferece workshop gratuito sobre obra de pioneira do teatro infantil brasileiro

21/11/2018

Um workshop gratuito, voltado para educadores e interessados nas áreas de Artes e Linguagens, irá apresentar a dramaturgia de Maria Clara Machado, pioneira do teatro infantil brasileiro, e as múltiplas possibilidades de aplicá-la nos campos do teatro profissional e do ensino. “O Teatro de Maria Clara Machado: Do Tablado Para As Escolas” acontece no dia 30 de novembro (sexta-feira), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá; todos os participantes receberão material didático e certificado da MT Escola de Teatro, Cena Onze e UNEMAT.

Sandro Lucose compartilha suas vivências como ator, diretor teatral, pesquisador e professor

A atividade será conduzida pelo ator e diretor teatral Sandro Lucose em formato de palestra-espetáculo de 90 minutos. A partir da leitura dramatizada e interativa, os participantes são convidados a interpretar personagens de quatro textos da autora, publicados entre 1950 e 2000: “Pluft, o fantasminha (1955)”, “A menina e o vento (1963)”, “Tribobó City (1971)” e “O dragão verde (1984)”.

Dessa maneira, Sandro explicita o conteúdo das entrelinhas das obras, bem como aponta estratégias de direção teatral. “Uma lente original sobre a obra de Maria Clara Machado, abordando, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre um campo do teatro brasileiro moderno e contemporâneo, revelando, de maneira provocante, o nascimento de ‘O Tablado’”.

Maria Clara Machado é considerada a pioneira do teatro infantil brasileiro, cuja obras foram traduzidas para vários idiomas, como inglês, francês, espanhol, alemão e russo. Assim, ganharam encenações além das fronteiras do Brasil, se destacando, entre outros aspectos, pela rica simbologia que não se limita a comunicar somente com a criança – trata-se de um teatro dirigido também ao público adulto.

A produção de Maria Clara Machado inclui textos ensaísticos, manuais técnicos para o ensino de teatro, edições dos Cadernos de Teatro do Tablado e, sobretudo, a publicação de mais de trinta peças de teatro. Todas as peças da autora foram encenadas, o que abre possibilidades para realização de estudos, acerca da importância desta autora na formação do campo teatral no Brasil.

Foi o que fez Sandro Lucose que propõe uma palestra concebida a partir de suas vivências como ator, diretor teatral, pesquisador e professor. “O Teatro de Maria Clara Machado: Do Tablado Para As Escolas” é resultado de sua pesquisa de Mestrado e, em breve, será lançado em livro pela Editora UFMT.

https://olivre.com.br/cine-teatro-oferece-workshop-gratuito-sobre-obra-de-pioneira-do-teatro-infantil-brasileiro/