Alunos da MT Escola de Teatro apresentam peça sobre luta dos ameríndios

17/08/2018

 

Neste final de semana,sexta-feira (17) e sábado (18) ás 19 horas, o espetáculo “Indivíduos” será apresentado na sala Anderson Flores, do Cine Teatro Cuiabá.

O teatro performativo é resultado do trabalho de alunos da MT Escola de Teatro e coloca em cena as percepções dos membros do grupo sobre a questão e luta dos povos ameríndios na sociedade contemporânea.

O trabalho é resultado de uma pesquisa do diário de campo da indigenista Elis Correia que tem como cerne mais de 30 anos de vivência empírica com povos originários do Brasil e as memórias não reveladas dá ancestralidade de um livro não escrito. 

O espetáculo propõe uma busca perspicaz ao valor das crenças artísticas e humanas. Os ingressos serão vendidos na portaria do CTC, pelo valor de R$20 (inteira) e R$10 (meia).

A peça é dirigida por Eloá Pimenta e Nariel Iatskiu e trata o tema 'Corpos Desviantes’. A dramaturgia é escrita por Airton Lacerda e Suelen Alencar, produção Daniel Viegas de Oliveira e Elis Correia; Cenário e Figurino de Iara Rezende e Gizele Mesquita; iluminação de Júlio Rocha e sonoplastia de Edilson Gabriel, Lysabeth Reis e Jair Junior.

Estão no elenco: Ariana Carla, Elisa Carvalho, Lucas Vinícius, Marcos Salesse, Suelen Alencar, RayraTúriel e Danielle Souziel.

“Eu que não conheço outrem, que não sei como ele vive, que não vejo o que lhe fere. Tudo que me falaram, que me mostraram pode ser pura utopia. Fomos violados. Nossos antepassados nos traíram quando esconderam de onde viemos e limparam a nossa pureza. Por que esconderam o que nos pertencem por direito? Nem sei o que é verdade, nem sei o que posso questionar. Fui ao campo e não sei o meu lugar, sinto a diferença e não compreendo o entendimento social da visão exotificada. Aceito mesmo a minha própria pele? Ameríndios são DNAs impregnados em nossos corpos, mas que não sabemos ainda o que fazer com eles. Errei quando não percebi antes? Errei quando não procurei entender? Mas, alto lá! Ainda dá tempo de ver. Entre o diário de campo da indigenista Elis Correia que tem como cerne mais de 30 anos de vivência empírica com povos originários do Brasil e as memórias não reveladas dá ancestralidade de um livro não escrito, o espetáculo propõe uma busca perspicaz ao valor das crenças artísticas e humanas”, descreve a sinopse da peça.

Após a apresentação a equipe ainda vai bater um papo com a plateia de como desenvolveu o projeto.

 

http://www.unicanews.com.br/cidades/alunos-da-mt-escola-de-teatro-apresentam-peca-sobre-luta-dos-amerindios/29349

YouTube

Acessar WhatsApp Web